quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Le Père Noël Brésilien*

          Aproveito esses dias antes do final do ano para ainda falar do Natal, já que achei o assunto muito interessante e não queria esperar o próximo Natal!!!
          Muitos de nós aqui nessas terras frias já fomos surpreendidos com as seguintes questões:
- No Brasil também se comemora o Natal?
- No mesmo dia?
         Essas curiosidades, quando são curiosidades mesmo e colocadas de forma respeitosa sempre me deixam com bom humor. Adoro quando se interessam pelo meu país e os nossos costumes!
          Mas uma coisa que tenho dificuldades em fazer francês entender é que no Brasil (como em todo o hemisfério sul do planeta), as estações do ano são invertidas! Por exemplo, quando é verão aqui, é inverno no Brasil (ops, esqueci que em algumas regiões do Brasil não é inverno nunca!!!), e consequentemente, no final de ano, pleno inverno europeu, no Brasil é verão. Quando enfim consigo fazê-los entender essa diferença, eles ficam ainda mais curiosos e nos fazem ainda mais perguntas...
          A mais engraçada que tive que responder nesse sentido foi a dúvida do Sylvain em relação ao Papai Noel. Ele me olhou bem sério e me disse (tradução aproximada do francês original):
- Se faz geralmente um calorão no Brasil, não é meio rídiculo o Papai Noel chegar de trenó, vestido com roupas de pólo norte e descer pela chaminé?
          Hmmm, nessa ele me pegou!
          Trocando experiências na minha comunidade orkutiana preferida, surgiu-me a idéia de pedir ao Sylvain um desenho de como ele imaginava o Papai Noel brasileiro. Não fiquem bravos com ele, juro que ele é do bem!
Aqui vai o desenho:
* O papai noel em francês.

9 comentários:

Ana Paula Rovina disse...

A-do-rei Milena, é esse mesmo o papai Noel ideal pro Brasil, dê os parabéns para o maridex artista, e copie esse papai Noel là no topico da comu, s'il te plaît!!

Bjs

Milena F. disse...

Obrigada Ana Paula! recadinho transferido!

Fernanda disse...

Oi Milena!
Adorei o papai noel malhado! Dê os parabéns ao seu marido!

Feliz 2011 pra vcs!

bjs

Milena F. disse...

Muito obrigada Fernanda! Um feliz 2011 para você também!

Luciene disse...

O cara amanda bem!

Gostei de ter lembrado do Rio hehe

Glorinha disse...

Adorei o Papai Noel Brasileiro e ainda por cima Carioca!!! rsrsrs
Bjs para vc!!

Milena F. disse...

O Rio mora no coração da gente! Bisous les filles!

Sylvain disse...

On nous raconte que le Père Noel est habillé au Brésil comme en Europe ou en Laponie??? C'est une plaisanterie !!!Alors voilà comment j'ai imaginé le "vrai" Père Noel brésilien avec les clichés habituels circulant en France : il est sportif , prend soin de son corps et se déplace en vélo pour distribuer les cadeaux.Là-bas,les sapins de Noel sont des "palmiers de Noel" décorés.Son costume se réduit à un short,un bonnet et des tongs rouges.

Enaldo Soares disse...

Você está de gozação. Um francês com esta esperteza lusitana de raciocínio? Não saber que as estações climáticas se alternam conforme o hemisfério parece coisa de quem mora em Albuquerque, terra do Pernalonga.