terça-feira, 25 de outubro de 2011

Quem conhece Patrícia Melo ?

Estava devendo para vocês a escritora brasileira cujos livros encontrei aqui em Paris. Confesso que nunca antes no Brasil tinha ouvido falar dela, mas é verdade que durante meus estudos universitários e pós que duraram de 1998 a 2008 fiquei meio afastada do universo da literatura (lia mesmo eram os best-sellers que todo mundo lia, não tinha tempo para procurar nada de diferente).
E então me deparo com toda uma coleção dessa escritora brasileira em uma biblioteca de Paris. Escolhi o livro "Valsa Negra" (traduzido para o francês como "Le diabo danse avec moi").
Como nunca a li em português, não posso falar do original, mas adorei a tradução, com frases profundas. A história fala de um maestro que vive um ciúme doentio em relação à sua nova esposa e vai revelando as suas obsessões e paranóias, nos levando para dentro da loucura do personagem. Não preciso dizer que esse tipo de leitura psicológica me envolve!!! O livro é contado a partir do ponto de vista do personagem, então a gente "vive" com ele a construção de seus delírios. 
Unico "porém", na reta final do livro esse tipo de discurso começou a me cansar (talvez para quem não tenha um conhecimento em psicologia ou interesse canse bem mais cedo!), pois eu via que as coisas só iam piorando e que não chegaria a lugar nenhum...


O outro livro que li logo após esse foi de uma das escritoras que está na moda aqui na França, Amélie Nothomb. escolhi o mais fininho da prateleira pois com tantos documentos que peguei emprestado, queria estar certa de entregar tudo em 4 semanas. Sabe que o livro me decepcionou um pouco? Li "Cosmétique de l'ennemi" e achei um estilo de escritura bem simples (esperava mais), e história fraquinha. Trata-se de um personagem que fica bloqueado no aeroporto devido a um atraso de avião. lá, ele é abordado por um estranho personagem... Toda a história se passa nesse saguão de aeroporto e refletida no diálogo entre os dois personagens...

Logo volto com mais leituras, mas no momento estou lendo apenas uma história em quadrinhos francesa (quem advinha?) que queria ler há tempos, e guias de viagem para meu final de semana que começa amanhã de manhã!!!

4 comentários:

Unknown disse...

Olá Milena

Estou participando de um desafio de blogueiras e gostaria de contar com seu voto. Votando e compartilhando seu voto, vc concorerá a pares de sapato.
Confesso que não conhecia, mas adorei saber.

Bjoooooooooo.....................
www.amigadamoda1.com

Renata Inforzato disse...

E muié leitora e viajadeira....Queria falar contigo sobre livros e viagens, preciso de dicas...Depois te mando um email e qd vc estiver livre de final de semana, me avisa? Durante a semana pra mim tá complicado...bjsss

Tatiana disse...

Oi Mi!!!
Nossa...tenho lido tao pouco(livros de verdade)!!! Ate comprei um que me recomendaram aqui na blogosfera, mas não consegui começar.
O meu atual de cabeceira, é sobre educar adolescentes...rs...minha fase!!
Pois é Mi, tao bom quando recebemos "nossas" visitas,né? Aquelas que temos a maior intimidade!!!
O problema que, ir a Paris é tarefa cara..rs,deve complicar um pouco!!!
Mas quem sabe um dia...
Bjks!!

Milena F. disse...

Renata, é verdade que tenho estado muito tempo fora aos finais de semana... Mas esse vai ser o último de viagem do ano!!! Juro!!! Então pode ficar mais fácil de marcarmos alguma coisa!!!