domingo, 20 de novembro de 2011

PsyCause(s)*


Assisti sexta-feira uma excelente peça de teatro que trata das angústias femininas: PsyCause(s).  Escrita pela propria atriz e representada inicialmente no teatro do Renard em Paris e no Festival de Teatro de Avignon, depois ficou algum tempo em cartaz no teatro do Marais (ambos em Paris), e atualmente está em tournée em diversas cidades francesas e em breve na Bélgica.

O meu lado psicológa apreciou muito a consistência do texto e a representação dos personagens (todos interpretados pela mesma atriz, Josiane Pinson, em um monólogo rico, profundo e credível). 

A história trata de uma psi (canalista), que para a sociedade e seus pacientes é vista como um símbolo de equilíbrio... Como é dificil explicar na vida real que somos um ser humano como qualquer outro, quando esperam de nos atitudes e comportamentos perfeiros, além de um perfeito controle das nossas reações e sentimentos?

Confrontada com as angústias e medos de suAs pacientes (pois estatisticamente mulheres são maioria seguindo um tratamento psicoterápico), ela vive as mesmas angústias de (praticamente) toda mulher que está envelhecendo... Pode parecer uma peça destinada às mulheres, mas tinha muito homem na platéia, e pelo que pude observar (e escutar logo após o espetáculo), eles também apreciaram! Situações dramáticas, sim, mas muito humor, que para alguns pode ser chamado de "negro", mas eu diria sutil e requintado...
Fotos Google Imagens
E toda essa emoção em uma cena bem simples, apenas com uma poltrona, luzes e sons... E a atriz, é claro, com toda a sua "presença de palco" que multiplica os personagens, cada um mais vivo e mais tocante que o outro!

Adoro esse tipo de peça, então recomendo para quem estiver por perto de uma das próximas representações e que compreenda bem a língua francesa! Caso contrário fica difícil entender as sutilidades...

* um jogo de palavras que lembra "psychose" (psicose), e as causas de problemas psíquicos (causes)

Gosta de teatro? Então pode gostar de ler a respeito de outras peças:
- Soif

Um comentário:

Gisley Scott disse...

Ah se ela fizesse a peça em inglês teria certeza que iria amar,rir muito e me divertir. Eu amo coisa com profundidade, amo ler as entrelinhas e ver além do óbvio.

Vai ver está na hr de eu aprender francês, haha:)!

Bjos