domingo, 6 de maio de 2012

Santa Ana, a última obra-prima de Leonardo da Vinci


Hoje decidimos ir mais uma vez ao Louvre, mas desta vez para visitar a exposição sobre a última obra de Leonardo da Vinci, a Santa Ana, que foi meticulosamente restaurada (falam de "a restauração do século") e está sendo apresentada juntamente com documentos histórios e desenhos preparatórios. Foi um trabalho que teria durado quase 20 anos, e ainda assim Leonardo o deixou inacabado. 

A exposição está muito bem organizada e tudo está ali explicadinho (em francês, para quem não lê francês a única alternativa é o audioguia), de fácil compreensão, na minha opinião, mesmo para os leigos e que não conhecem tão bem as obras do artista, sua via, ou as referências religiosas. 

A qualidade da exposição se sente pela qualidade das obras ali reunidas, muitas delas vindas da Inglaterra (da coleção pessoal da rainha Elizabeth ou dos museus do país), Itália, Espanha, dentre outros grandes museus ou coleções particulares espalhadas pelo mundo.

Começamos com o tema da Santa Ana como era representado antes de Leonardo. Santa Ana era a mãe de Maria, ou seja, avó de Jesus. De acordo com os textos bíblicos ela já era falecida no nascimento de Jesus, mas existe toda uma simbologia no fato dos três personagens serem representados juntos.

Em seguida começam os desenhos preparatórios sobre o tema, mostrando cada detalhe da composição. São apresentados pinturas de seus alunos, realizadas no período, a partir de seus desenhos. Podemos observar  pequenos carnês de Leonardo e um de seus manuscritos sobre a incidência da luz sobre um corpo opaco (análise das sombras e luzes). Podemos admirar sua escritura invertida, que não tem nada de lenda: é bem real.

Depois o quadro da Santa Ana com a Virgem Maria e o Menino Jesus é apresentado ao lado do carton emprestado pela National Gallery de Londres. 

Eh verdade que o Louvre apresenta uma coleção invejável com as mais importantes obras de da Vinci e muita gente não sabe porque... Mas em 1517 o artista, já idoso, aceitou o convite do rei François 1º para ser  seu protegido na corte francesa. Ele se instalou na cidade de Amboise (linda, ainda não tive tempo de falar dela) e morou em uma residência fornecida pelo rei que se chama Le Clos Lucé. Ele veio da Itália no lombo de um asno, tendo na sua bagagem com certeza essas 3 obras, que aperfeiçoou mais tarde: La Gioconda (Mona Lisa), São João Batista e esse da Santa Ana. Uma paralisia da mão o impedia de ter a mesma fineza de movimentos nos desenhos e pinturas, mas o que ele mais fez nessa época era trabalhar nas suas invenções, estudar a geometria e se repousar. Ele faleceu 2 anos mais tarde, legando suas últimas obras ao seu mecenas.

São João Batista, obra espetacular do artista, assim como a Madona ao Rochedo, ambas pertencentes ao Louvre e presentes nessa exposição.

Uma curiosidade da exposição é a Gioconda realizada pelos alunos do atelier de Leonardo da Vinci na mesma época da original do mestre, propriedade do Museu do Prado, na Espanha:
Ela foi recentemente restaurada e a grande descoberta foi a paisagem do fundo, inexistente aos olhos do público e especialistas até então! Havia uma camada de pintura preta ao redor do personagem, aparentemente datando do século XVIII. As cores ficaram lindas, mas essa pintura não tem nada a ver com a delicadeza da mão do mestre italiano...

Para completar a exposição, a Santa Anna de Leonardo inspirou artistas como Michelangelo e Rafael, e obras de ambos são ali apresentadas.

Para terminar influências mais modernas e curiosidades: os franceses Degas e Delacroix foram "copistas" do Louvre, quer dizer que por muito tempo tinham o hábito de admirar as obras do museu e copia-lás, e tanto um quanto o outro foram fascinados por essa última obra do grande mestre. Freud também se deixou sucumbir, escreveu uma interpretação de uma das lembranças de infância de Leonardo e por sua vez inspirou o artista surrealista Max Ernst na sua obra "O beijo".

Ufa, acho que consegui sintetizar tudo o que aprendi hoje e nos últimos tempos sobre o tema!
Considero essa exposição atual um complemento da que teve em Londres nesse inverno e motivo pela qual enfrentei frio e neve em fevereiro, que era mais ampla, envolvendo todo o período em que o artista foi pintor na corte de Milão. Na época eu tinha ficado surpresa com a quantidade de desenhos originais dele em possessão da Rainha da Inglaterra (não sei ainda como eles foram parar lá), alguns desses desenhos expostos pela primeira vez ao público. Infelizmente tinha achado as salas com uma estrutura muito precária para acolher o público: muito pequenas, abafadas e LOTADAS, sendo que os ingressos estavam esgotados há meses, então quer dizer que não deveriam ter vendido mais ingressos do que a capacidade do local.
 A exposição de Londres

Informações Práticas:
La Sainte Anne, l'ultime chef-d'oeuvre de Léonard de Vinci
Até o dia 25 de Junho de 2012, no Museu do Louvre.
Preços: 11€ ou 14€ junto com a coleção permanente do museu.

Créditos: as imagens das obras foram copiadas do site www.photo-rmn.fr, que reúne as imagens dos museus nacionais da França, e disponíveis ao uso de todos.

(vídeo em francês com legenda em inglês, mas muito ilustrativo mesmo para quem não domina nenhum dos idiomas!)

8 comentários:

Judy Kennedy disse...

MERCI......Judy

Sylvain disse...

Cette exposition trés complète nous fait remonter le temps pour comprendre les différentes étapes du processus de création ayant permis la naissance de cette peinture restaurée récemment. Les différents dessins préparatoires sont soigneusement sélectionnés et expliqués. Des lettres manuscrites ponctuent la visite de façon trés pertinente. L'exposition est claire et rythmée par une logique parfaite.

Inaie disse...

confesso que eu to com uma invejinha branca de vc ter o "louvre aos seus pes..."

Renata Inforzato disse...

Muito bom!!!! Agora, será mais didática ainda a minha visita e vc aguçou minha vontade...

Beijos

Regina disse...

Bom dia Milena!
Adorei ler este post; eu amo pintura e artes em ageral, mas sou muito contemplativa e preguiçosa para a leitura tecnica e descritiva e essa sintese caiu do céu para mim! :D
Tenha um otimo dia!
Beijossss

Sandra disse...

Vontade de ir para o Louvre AGORA!! Muito rica a sua exposição :-). Adorei!

Jorge Fortunato disse...

Passei ontem pelo Louvre e a fila estava enorme. Confesso que dessa vez aqui em Paris, só fui ao Jacquemart André. Vou me redimir da próxima vez.

Milena F. disse...

Vale a pena mesmo, meninas, não estou exagerando!

Jorge, não se pode fazer tudo! A fila do Louvre pode assustar mas anda realmente muito rápido!