quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Retrospectiva 2013

Eu poderia ser hipócrita e vir aqui falar que nada vai bem, mas acontece que atualmente não posso reclamar da vida: tenho saúde, um marido que me ama e uma família que mesmo longe está sempre emocionalmente perto. Tenho um emprego que mesmo se não é dos sonhos, me agrada e que paga as minhas contas (e viagens). 

Não tenho mega ambições do tipo "desejos" ou sonhos de consumo. Não sonho com bolsas Chanel ou carro de luxo, então o que realmente me interessa acaba conseguindo entrar no meu orçamento.

Há algum tempo uma das coisas que mais gosto de fazer é viajar: descobrir novos lugares, novas formas de viver, novas pessoas, culturas, gastronomia... Dizem que dinheiro não traz felicidade, mas no meu caso compra passagens, paga hotéis e entradas, o que para mim é a mesma coisa que felicidade. E nesse ponto 2013 foi muito bom, consegui enriquecer minha bagagem de viagens. 

Algumas pessoas podem perguntar: o que isso acrescenta ou muda na sua vida?

Para mim é uma sensação muito boa a de ouvir falar de um lugar (tv, jornais, livros) e lembrar que já estive ali, que já passei por aquelas ruas, que já atravessei aquela ponte, que senti aquele cheiro, já comi aquela comida, pequei aquele transporte. Tenho uma memória muito boa e consigo me lembrar de muitos detalhes, inclusive geográficos. Outra sensação maravilhosa é a de ver uma obra de arte ou monumento que antes eu só conhecia por livros (ou internet). Mesmo com as mais belas fotos do mundo, nada se compara a ver com os próprios olhos o sol batendo sobre os templos do Egito, por exemplo. Mesmo a luz que reflete na fachada do Duomo de Milão, ou a luminosidade amarela do seu interior, nunca vi em nenhuma foto, e nunca ninguém tinha me contado que era tão mágico!

Mas vamos lá para a retrospectiva:

Em janeiro, começamos o ano em Dublin...

e ainda  conseguimos mudar de ares a poucas horas de trem de Paris, no meio de muita neve, em Chambéry (e arredores):


Fevereiro nos surpreeendemos com Glasgow e a gentileza dos escoceses, mesmo se o inglês deles é muito difícil de entender!!!

Em março nos deixamos seduzir por Istambul... e que sedução!!!

Em abril, começamos a primavera em St Germain en Laye...

E terminamos o mês no Egito!!!
 Que continuou em maio, é claro...

Mas ficamos o resto do mês por aqui mesmo e visitamos o interior da França perto de Paris (Pontarmé).

Em junho demos uma escapadinha em Turim, na Itália, que merece ser visitada!!!

Assim como mais um passeio por Le Mans.

Julho foi vez de visitar a família no Brasil, revisitar os Canyons, rever minha amada Porto Alegre, dar um pulinho em Pelotas, Rio Grande e no Uruguai.

Agosto fechou nossas férias com chave de ouro em paraísos como Porto de Galinhas, Olinda.

 Gostamos muito de Recife e Caruaru.

Em setembro fomos uma outra vez à Rennes (França)...

...e para Liverpool:

Outubro não fomos muito longe, no máximo para Senlis, perto de Paris:

Novembro foi a ocasião que encontramos para embarcar à Nápoles e voltar com os olhos repletos de imagens e a barriga cheia!

Ainda aproveitei para visitar uma amiga e conhecer Evreux, na França:

Dezembro nem sempre é fácil para mim, mas consegui dar uma voltinha em Arras, no Norte da França


E passar os últimos dias do ano em Milão:

Ao fazer este poste percebi que 2013 teve bastante Itália e países de língua Inglesa. Não fomos para a Alemanha, que adoro, assim como outros países do leste europeu, e visitamos menos a França do que gostaríamos.

O que será que vem por aí, em 2014?

8 comentários:

Marta Faustino disse...

Um feliz ano pra vocês! Com saúde, amor, felicidade e claro...muitas viagens! Beijo grande.

Eve disse...

Em 2014 tem uma visita à Berlin, com direito a guia de graça. hehehehe
Bjs!

Gisella Diorio disse...

Lindo ano heim! Viagens e mto amor pra vc em 2014! Bj (sempre amo as fotos daqui!!)

Deby-abelha disse...

POxa Milena, que post mais agradecido!!! Realmente seu 2013 foi cheio de lindas lembrancas, as fotos estão aí para confirmar, cada lugar maravilhoso e posso imaginar que as historias e experiências devem ter sido muitas!!!

Que 2014 também venha cheio de viagens para vocês e claro, muito amor e saude!

Bjs

Flavia Donohoe disse...

Lindas fotos Milena! Adorei as do Egito, tentarei ir até lá esse ano ou à Ásia!! Sempre dou uma lida nos seus posts da China e do Egito!! Feliz 2014 e muitas viagens pela frente!! Xxx

Luana disse...

Quanta viagem da-hora!!! =)
Super-mega-blaster atrasada... feliz natal, querida! FELIZ ANO NOVO!!!!

Tui disse...

Tu veio pra Pelotas, que legal! Tens família aqui?
beijos, Tui

Anônimo disse...

Olá...
adorei seu blog!
quanta imagem linda nessa retrospectiva...
na minha opinião, definitivamente, viajar é a melhor forma de usar o dinheiro! ;) abs