segunda-feira, 23 de março de 2015

Ensino Superior na França

Na hora de escolher um curso ou área de estudos na França o aluno tem geralmente que optar entre uma Faculdade (Faculté) ou uma Grande Escola (Grand école). 
Mas qual é a diferença entre elas?

Custo:
As Universidades são gratuitas (ou quase, pois normalmente existe a tal taxa de inscrição) e são financiadas pelo governo. Já as Grandes Escolas são extremamente caras para os padrões franceses, mesmo se existem bolsas e também financiamento estudantil.

Seleção:
As universidades são relativamente acessíveis, os alunos estão sempre certos de conseguir entrar. Não existe vestibular como no Brasil, mas uma prova nacional realizada no final do equivalente francês ao Ensino Médio. Essa prova se chama BAC (baccalauréat) e é subdividida em:

- Bac geral, onde o aluno escolhe entre: Bac S (de cientifíco), Bac L (de literário), Bac ES (economia e social), de acordo com os estudos que pretende seguir.

- Também existe o Bac Tecnológico  e o Bac Pro (de profissional, para quem optou por uma escola técnica) para os alunos que foram orientados a seguirem um Ensino Médio tecnológico e profissional, geralmente de acordo com as notas, capacidades e ambições mostradas.

As notas na França também são dadas de forma diferente: o escore máximo é 20. Por exemplo, a gente diz que quem obteve o máximo tirou 20/20 (20 sobre 20), quem fez a metade 10/20 (10 sobre 20).

Os resultados da prova do BAC podem ser seguidos de uma "menção":
- Muito bem (TB) para uma média igual ou superior a 16
- Bem (B) para uma média igual ou supérior à 14, mas inferior a 16
- Relativamente Bem (AB): média igual ou superior a 12 e inférior a 14.

Já para as Grandes Escolas, geralmente o aluno tem que ter uma das "menções" listadas acima, passa um concurso de seleção e na maioria das vezes frequentou uma classe preparatória após o Bac. Ou seja, as Grandes Escolas são muito mais seletivas e exigentes.

Qualidade da Formação

A qualidade das universidades é considerada desigual, o aluno tem mais liberdade (inclusive não se exige presença, basta passar nos exames) e para o mercado de trabalho geralmente o ensino nas universidades é considerado laxista e que não prepara suficientemente.
Considera-se que as Grandes Escolas possuem mais recursos e que os meios pedagógicos e materiais são infinitamente superiores.
Mas cuidado na hora de escolher, pois provavelmente se a Escola escolhida não estiver na lista das melhores da França, o aluno vai pagar caro e vai sofrer para conseguir um emprego "bom" após a formatura, pois as empresas são bem seletivas e menosprezam as Escolas com reputação ruim e as vezes nem dão chance ao candidato de se apresentar para uma entrevista.

Reputação
Os profisssonais bem colocados no mercado (PDGs e outros cargos importantes, políticos, etc) são geralmente oriundos das Grandes Escolas (Commerce, Polytechnique, Sciences Politiques), o que faz a força dessas e a má reputação das Universidades.

Inserção no Mercado de Trabalho
Os estudos indicam que 80% dos diplomados das Grandes Escolas conseguem um emprego em 6 meses, enquanto que para os diplomados das Universidades esse índice demora entre 24 e 36 meses para ser atingido.

Observações:

Para se tornar Engenheiro, trabalhar em Administração, Comércio* e Finanças, o melhor caminho são as Grandes Escolas

A universidade é seguida por quem deseja fazer Direito ou as áreas da saúde, dentre outras, é claro. O primeiro ano de Medicina, Odontologia, Farmácia e estudos opara se tornar "enfermeira obstétrica" é comum a todas essas áreas. Para se formar em Médico Generalista são necessários 9 anos de estudos, e de acordo com os anos os estudantes vão sendo eliminados.

Minha experiência:

Pelo que tenho observado, a França é bem "fechada" e dá muito valor à formação acadêmica. Se você não estudou na "escola" ou "universidade" CERTA, as portas serão bem mais difíceis de abrir. Fica mais difícil conseguir um estágio e mais tarde conseguir um emprego "bom", principalmente no contexto atual de desemprego que atinge particularmente os jovens, mesmo os diplomados.

* Como Comércio falamos de cargos mais seletivos em empresas que fazem comércio de seus serviços, envolvendo estratégias, planejamento e análise de vendas. Para ser um vendedor em uma loja não é obrigatório, mesmo se muitos seguiram estudos intermediários na área.





Nenhum comentário: